FÓRUM DA CADEIA PRODUTIVA DO CAFÉ E DO CONCURSO DE QUALIDADE CAFÉS DE MINAS

“Viva o café de Minas!”

Foi com esta saudação aos cafeicultores que o governador Anastasia lançou terça-feira, (05/06), o Fórum da Cadeia Produtiva do Café e premiou os vencedores do VIII Concurso de Cafés de Minas, coordenado pela Emater-MG.
O concurso integra o projeto estruturador Certifica Minas Café e avalia a qualidade dos cafés de quatro regiões produtoras do estado: Cerrado, Matas de Minas, Sul de Minas e Chapadas de Minas.
O objetivo é promover a cafeicultura mineira no pais e no exterior, incentivando a melhoria da qualidade produto e, principalmente, promover o aumento de renda dos produtores rurais.
Autoridades, produtores e trabalhadores na cadeia produtiva do café compareceram ao evento, na cidade administrativa do governo de Minas Gerais.
O presidente da Emater-MG, Maurílio Guimarães, lembrou em seu discurso que “os números da cadeia produtiva no estado são impressionantes e nos enchem de orgulho. Uma safra de quase 11 bilhões de reais, com quase um milhão de hectares plantados, mantém Minas em lugar de destaque no cenário nacional, aumentando, assim, a nossa responsabilidade diante da política cafeeira” - afirmou.
Nos últimos 19 anos, o estado quase dobrou a produção de café. A safra pulou de 13 milhões de sacas, produzidas em 1993, para mais de 22 milhões este ano, e, praticamente, utilizando a mesma área plantada.
Segundo Maurílio Guimarães, “isso é resultado da integração da pesquisa com a extensão em Minas Gerais “.
Porém, segundo o presidente da Emater-MG, “tão importante quanto crescer é agregar valor ao que produzimos. É maximizar e potencializar a nossa produção. A cadeia produtiva do café é complexa. E a grande exigência dos mercados nacional e internacional tem feito com que o setor se profissionalize, produza e comercialize, cada vez mais, com eficácia, qualidade e preservação do meio ambiente” - finalizou.
Tags:

Sobre o Autor

A APAS é uma associação de produtores que investem no ramo da cafeicultura com plantio no alto da serra de São Gonçalo do Sapucaí no distrito dos Ferreiras - MG