Histórico

A Associação dos Produtores do Alto da Serra ( APAS - MG ), é uma  Associação sem fins lucrativos, formada por produtores do ramo cafeeiro da região do Distrito de Ferreiras, cuja sede está atualmente localizada no município de São Gonçalo do Sapucaí- MG.
Formada atualmente 43 associados, foi fundada por um pequeno grupo de 20  pequenos produtores, que visualizaram na organização de uma atuação conjunta e coordenada uma grande possibilidade de melhorar a qualidade de seu produto, aumentando a rentabilidade da produção e com isso alcançando uma melhor qualidade de vida para suas famílias e em consequência para a comunidade.
Fundada em 2007, ela vem se tornando cada vez mais uma referência na região, no apoio aos produtores com cursos, palestras, certificações e orientações para diversas iniciativas, tudo isto estimulando e promovendo a participação ativa e organizada de seus associados nas principais decisões da entidade.
Temos como nossos grandes apoiadores e incentivadores, a EMATER-MG, que fornece assistência  técnica especializada e orientações para adequação de nossas propriedades, nas quais atendemos requisitos relativos a sustentabilidade de nossa atividade, aspectos ambientais, cuidados pessoais e rastreabilidade do produto, garantindo um café de qualidade.
Outro apoiador e incentivador o Governo do Estado de Minas, que nos habilita com a Certificação, que é uma importante ferramenta de gestão que nos possibilita o aumento das oportunidades de comercialização e a conquista de novos mercados.
A Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores também nos apóia e fornece possibilidades de viagens e visitas a outras associações e feiras, apoio na Festa do Café, garantindo assim o crescimento da APAS.


Certifica Minas Café
É o programa do Governo de Minas, que tem como objetivo atestar a conformidade das propriedades cafeeiras com os requisitos de comércio mundial, ofertando um produto que atenda as exigências dos  consumidores.
O café é o principal produto de exportação do agronegócio mineiro e é vendido para mais de 60 países do mundo.
A certificação é uma garantia de que as propriedades adotam boas práticas agrícolas em todos os estágios
 da cultura, preservando o meio ambiente, garantindo aos trabalhadores condições dignas e oferecendo maior qualidade ao consumidor.
Valorizar a produção e os produtores do Estado é colocar o café mineiro em um lugar de destaque no mercado mundial, criando novas oportunidades de negócio, agregando valor e fortalecendo as marcas certificadas, este é o foco do Programa Certifica Minas Café.

A Região
Minas Gerais é o maior produtor nacional de café. Com mais de um milhão de hectares plantados o Estado é responsável por volta de 50% da safra brasileira. A região sul, se destaca dentro do Estado não somente pela alta produtividade, mas também como detentor de grande potencial de produção de Cafés especiais, destacados pela sua qualidade, bebida e sabor.
A cafeicultura encontra no Sul de Minas, em especial no Distrito de Ferreiras, fatores como altitude, solo, diversidade de clima e tipos de processamento, que asseguram a qualidade e o sabor do café, características que fazem nascer nas montanhas do Sul de Minas o melhor Café do Brasil.