Em se tratando de fortalecimento de uma cultura da cooperação em empreendimentos coletivos, estamos lidando essencialmente com seres humanos, e percebe-se que as relações interpessoais devem ser valorizadas, estimuladas e trabalhadas, para darem sustentação ao negócio a ser empreendido pelo grupo, portanto, a proposta fundamenta-se no desenvolvimento grupal, com foco na cooperação e no negócio a ser empreendido.
É considerada uma estratégia eficaz para atingir os objetivos pessoais e de grupos, bem como, para resgatar valores éticos nas relações empresariais. Lembramos ainda que, trabalhar a cultura da cooperação na é um fim em si mesmo e um conhecimento isolado. Ela é um tema “transversal” e “um meio” para se alcançar determinado resultado. As pessoas cooperam, para alcançar determinado objetivo. O trabalho é, portanto, o de auxiliá-las a superar as dificuldades que a ação coletiva contém.
O público alvo da palestra são empresários e empregados de micro e pequenas empresas ou outros tipos de produtores, inseridos em grupos ou organizações coletivas formais e informais, ligados a um segmento econômico-social.
O Programa Estratégia de Abordagem da Cultura da Cooperação é uma metodologia aberta a ser aplicada a grupos setoriais – micro e pequenas empresas e visa facilitar/estimular o desenvolvimento de grupos de pessoas, para que elas ampliem sua capacidade de agir coletivamente, viabilizando objetivos comuns, baseados nos princípios da cooperação.
O programa pretende possibilitar ainda, um “espaço de convivência” em que, através da mediação, se possa superar os conflitos que impeçam as pessoas de construir consensos e pactos de cooperação.