Onze alunos participaram do curso de defumados e embutidos em São Gonçalo do Sapucaí.
Júlio Cesar Magalhães, técnico do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) ministrou na cidade de São Gonçalo do Sapucaí o curso de defumados e embutidos de porco tendo como participantes alguns alunos da turma do curso de Agroindústria (IFSul) e a vice-presidente do APAS (Associação dos Produtores Alto da Serra) Patrícia Borges.
O curso foi realizado nas dependências da Central Veterinária da COOPERVASS durante uma semana, com a duração total de 40 horas. Participaram onze alunos tendo como objetivo uma nova formação e prática na área ministrada, podendo assim a partir deste curso, montar seu próprio negócio e tornar-se um empreendedor.
Júlio é técnico na área de carne embutidos e defumados de peixe, frango, suíno, caprino, boi e carneiro e dá treinamento também na área de moto serra e roçadeira. Os cursos duram em média de 16 a 40 horas.
“O grande diferencial do curso do SENAR dos demais é que o aluno aprende fazer, fazendo. A prática é essencial” – disse Júlio.
“Esse curso trouxe uma grande mudança pra minha vida. Para quem trabalha só de vigia é uma coisa nova pra se fazer. Tudo o que aprendi coloco em prática. Abri um negócio pra trabalhar com frango. Por enquanto não estou vendendo pro mercado, é um trabalho mais boca a boca. A venda é mais entre amigos e conhecidos. No momento estou trabalhando com frango recheado, frango defumado, asinha recheada e linguiça de frango. Tenho uma boa aceitação e a tendência é melhorar, já que agora fiz também o curso de suíno”, declarou Edson Olinto, aluno do curso.
“O que me dá mais prazer em ensinar é passar segurança; principalmente na área de moto serra e roçadeira, [além] de passar conhecimento na área de carne. É muito bom saber que vários alunos após o treinamento viraram empreendedores. Tenho alunos que participaram de treinamento igual a este de suíno e hoje vende em torno de 3.000 quilos de linguiça por semana”, completou Júlio.
"A mensagem que eu gostaria de deixar é: faça, treine, que o resultado vem com certeza!", finaliza Júlio.
O SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) tem como missão desenvolver ações de formação profissional rural e atividades de promoção social voltadas para o "Homem Rural”, o que contribui com sua profissionalização e integração na sociedade, melhorando assim sua qualidade de vida.
E a verba que o SENAR disponibiliza para esses treinamentos vêm do próprio produtor rural. De toda produção ou produto vendido com nota fiscal pelo produtor, 0,2% desse valor vai para o SENAR. E tudo o que se refere à área rural, ou seja, qualquer evento para o meio rural, o SENAR tem um profissional da área. Quem tem o interesse de fazer um treinamento deve procurar o Sindicato Rural de sua cidade e fazer o pedido de treinamento na área especifica a custo zero para o cliente.
Só no ano de 2010 o SENAR investiu 75,96% do previsto na região do sudeste. O SENAR conta com mais sete novos programas: Útero é Vida, Ciranda da Cultura, Mãos que Trabalham, Terra Adorada, Empreendedor Rural, Inclusão Digital.