Segundo o engenheiro agrônomo da Emater, Sérgio Brás Regina, São Gonçalo tem fortes produtores que estão desenvolvendo cada vez mais a produção do café. “A região de Ferreiras tem potencial para produzir cafés finos e os concursos de qualidade são provas disto. Ter duas amostras classificadas para a final do concurso de qualidade dos cafés de Minas é motivo de orgulho para APAS e para São Gonçalo do Sapucaí. As parcerias da EMATER com a Prefeitura Municipal, Câmara dos Vereadores, Coopervass e Sindicato Rural, tem sido fundamentais para promover o desenvolvimento rural de São Gonçalo do Sapucaí. A APAS tem sido um exemplo, provando que o associativismo é sem dúvida a base de uma comunidade, sozinho somos fracos, juntos temos mais força e maior poder. Um mais um é sempre mais que dois”, diz.
O Vice-prefeito, Zé Eduardo comenta que o resultado orgulha a Administração Municipal. “Parabéns a todos, eu quero parabenizar a todo pessoal da Associação da APAS que é um orgulho muito grande para cidade. Tenho a dizer a Coopervass é uma grande parceira, tanto da APAS, como da Emater e da Prefeitura também, e podemos ver que tudo que é feito por vocês vem de um esforço muito grande juntamente com a vontade de melhorar, o que é bom para nossa cidade”.
O presidente da Coopervass, Paulo Roberto Vilela da Silva, ressalta que o concurso é o reconhecimento do desenvolvimento rural do município. “O mais importante é o reconhecimento do produtor rural, este é o ponto chave, você fechou o ano trabalhando, dedicando, aí chega o momento que uma Associação e duas empresas presentes aqui, parabenizam todos, não só aqueles produtores e fornecedores que por elite conseguiram alguma coisa, mas todos aqueles que participaram deste processo”, diz. Paulo Roberto reforça a importância gestão nas propriedades rurais que traz inúmeros benefícios. “Hoje o produtor não tem como tocar uma propriedade sem gestão. Por isto a Coopervass trouxe para São Gonçalo um curso chamado GQC que superou todas as expectativas e preencheu todas as vagas, o que demonstra que a produção de São Gonçalo está melhorando e a cabeça do produtor rural também, o reflexo disto é a realização deste concurso aqui”, afirma.