APAS realiza 2º Concurso de Qualidade dos Cafés

Na última quinta, dia 01, a Associação dos Produtores do Alto da Serra (APAS) e a Emater realizaram uma solenidade de premiação do II Concurso de Qualidade dos Cafés, na sede da Associação da APAS no Distrito dos Ferreiras. Estiveram presentes dezenas de produtores rurais, associados, representantes da Coopervass e da Emater e o Vice-prefeito Municipal Zé Eduardo.

Segundo o engenheiro agrônomo da Emater, Sérgio Brás Regina, São Gonçalo tem fortes produtores que estão desenvolvendo cada vez mais a produção do café. “A região de Ferreiras tem potencial para produzir cafés finos e os concursos de qualidade são provas disto. Ter duas amostras classificadas para a final do concurso de qualidade dos cafés de Minas é motivo de orgulho para APAS e para São Gonçalo do Sapucaí. As parcerias da EMATER com a Prefeitura Municipal, Câmara dos Vereadores, Coopervass e Sindicato Rural, tem sido fundamentais para promover o desenvolvimento rural de São Gonçalo do Sapucaí. A APAS tem sido um exemplo, provando que o associativismo é sem dúvida a base de uma comunidade, sozinho somos fracos, juntos temos mais força e maior poder. Um mais um é sempre mais que dois”, diz.


O Vice-prefeito, Zé Eduardo comenta que o resultado orgulha a Administração Municipal. “Parabéns a todos, eu quero parabenizar a todo pessoal da Associação da APAS que é um orgulho muito grande para cidade. Tenho a dizer a Coopervass é uma grande parceira, tanto da APAS, como da Emater e da Prefeitura também, e podemos ver que tudo que é feito por vocês vem de um esforço muito grande juntamente com a vontade de melhorar, o que é bom para nossa cidade”.

O presidente da Coopervass, Paulo Roberto Vilela da Silva, ressalta que o concurso é o reconhecimento do desenvolvimento rural do município. “O mais importante é o reconhecimento do produtor rural, este é o ponto chave, você fechou o ano trabalhando, dedicando, aí chega o momento que uma Associação e duas empresas presentes aqui, parabenizam todos, não só aqueles produtores e fornecedores que por elite conseguiram alguma coisa, mas todos aqueles que participaram deste processo”, diz. Paulo Roberto reforça a importância gestão nas propriedades rurais que traz inúmeros benefícios. “Hoje o produtor não tem como tocar uma propriedade sem gestão. Por isto a Coopervass trouxe para São Gonçalo um curso chamado GQC que superou todas as expectativas e preencheu todas as vagas, o que demonstra que a produção de São Gonçalo está melhorando e a cabeça do produtor rural também, o reflexo disto é a realização deste concurso aqui”, afirma.


































Tags: , , ,

Sobre o Autor

A APAS é uma associação de produtores que investem no ramo da cafeicultura com plantio no alto da serra de São Gonçalo do Sapucaí no distrito dos Ferreiras - MG