Produtores participam de curso para receber certificação Fair Trade

Curso foi ministrado para 22 participantes na primeira semana de março

Produtores rurais de São Gonçalo do Sapucaí, no Sul de Minas, participaram de um curso de aplicação de agrotóxico costal ministrado pelo professor Márcio, na sede da APAS (Associação dos Produtores do Alto da Serra), no Distrito dos Ferreiras. O curso contou com 22 participantes e foi dividido em duas turmas. As aulas foram realizadas entre os dias 4 a 6 e 7 a 9 de março.  
 
O curso oferecido aos produtores é obrigatório para que eles recebam o certificado Fair Trade que significa “comércio justo” e é fornecida pela FLO - Fairtrade Labelling Organizations. Esta certificação representa uma iniciativa que congrega responsabilidade social, sustentabilidade e competitividade para pequenos e médios produtores.

A certificação funciona como uma cadeia, onde não apenas o produtor (na forma de cooperativa ou associação) é certificado, mas as indústrias também, de forma que toda a cadeia produtiva segue as regras do comércio justo. Desta forma, o certificado Fair Trade garante aos produtores da APAS venderem o café com mais qualidade.

Um dos mecanismos utilizados pela FLO é dispensar o uso de atravessadores, desta forma, a indústria que utiliza matéria-prima com a certificação Fairtrade e, que também é certificada, paga diretamente ao produtor.



  



Tags: , , ,

Sobre o Autor

A APAS é uma associação de produtores que investem no ramo da cafeicultura com plantio no alto da serra de São Gonçalo do Sapucaí no distrito dos Ferreiras - MG