Produtores de São Gonçalo do Sapucaí mobilizam-se contra aumento da violência no campo

Lideranças e produtores rurais de São Gonçalo do Sapucaí, no Sul do Estado, estão mobilizados para combater a criminalidade no meio rural. Cerca de 50 pessoas, entre elas o diretor da FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), João Roberto Puliti, participaram de reunião na segunda-feira (16) para buscar soluções para o problema.


“A violência aumentou na zona rural de São Gonçalo do Sapucaí e região, com muitos casos de furto de café, gado e até de trator”, alerta o líder do Grupo Segurança Rural, o produtor Flávio Emilio Nogueira Junqueira. Contribuem para esta situação o baixo número de boletins de ocorrência, a deficiência de materiais e métodos para detenção dos criminosos e a pouca integração entre os órgãos de repressão ao crime.

Ele mesmo vítima de assalto na sede de sua fazenda, Flávio Junqueira cita como principais consequências dessa situação, além do prejuízo financeiro, o medo generalizado no campo, o desestímulo às atividades e a venda de propriedades rurais. “Infelizmente, vivemos em uma realidade em que o crime compensa. Temos que mudar este quadro: as leis precisam ser respeitadas e os criminosos, presos”, ressalta.

Os proprietários rurais estão sendo orientados a fazer boletim de ocorrência de crimes, arquivar o patrimônio por imagem para facilitar o reconhecimento em caso de furto e a manter um agenda de contatos de vizinhos para acionar em emergências. A próxima reunião do grupo será em outubro.

Fonte: Assessoria de Imprensa SENAR Minas / Assessoria de Comunicação da FAEMG

Tags: , , ,

Sobre o Autor

A APAS é uma associação de produtores que investem no ramo da cafeicultura com plantio no alto da serra de São Gonçalo do Sapucaí no distrito dos Ferreiras - MG