Projeto Sanitarista Mirins é implantado em São Gonçalo do Sapucaí

O escritório seccional do IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária de São Gonçalo do Sapucaí, Sul de Minas, realiza o Projeto Sanitarista Mirins desde 2010 no município de Heliodora. A partir deste ano o projeto passou a ser realizada na Escola Municipal ‘Bárbara Heliodora’, no município de Heliodora e também na Escola Municipal ‘Novo Horizonte’ em São Gonçalo do Sapucaí. Ao todo são 155 alunos e 07 professores participando do projeto.

Na palestra ministrada município de Heliodora sobre produtos veterinários e vacinas no posto de vendas da Coopervass, os alunos aprenderam normas para comercializar produtos veterinários e vacinas, como por exemplo: prazo de validade, partida, bulas, data de fabricação, registro no Ministério da Agricultura, produtos isentos de registro, temperatura da geladeira e registro do estabelecimento comercial no IMA para comercialização de produtos veterinários de acordo com Decreto nº 5.053, de 22 de abril de 2004.

O Projeto Sanitarista Mirim é um trabalho desenvolvido pelo IMA, e foi implantado em 2003 na região de Curvelo. Três anos depois foi implantado em várias outras cidades e no ano de 2009 chegou a 42 escritórios do IMA, contemplando mais de 12 mil alunos e professores. Em 2010, já está atuando em mais de 100 municípios com alcance de mais de 17 mil alunos e professores.

O objetivo do Projeto Sanitarista Mirins é disponibilizar informações sanitárias agropecuárias para promover mudanças cognitivas nos professores e alunos do ensino fundamental I e II de escolas estaduais e municipais gerando novos comportamentos em longo prazo, principalmente no que se refere à sanidade animal, vegetal, ambiental e segurança alimentar.

“A escola é o ambiente adequado para formar o cidadão com o conceito de saúde, higiene, segurança e desenvolvimento. É ela que possibilita, através do conhecimento, provocar mudanças profundas de conduta da sociedade”, disse José Cesar Vidal do Instituto Mineiro de Agropecuária de São Gonçalo do Sapucaí.

Com a abertura da grade curricular, que permitiu a inserção de matérias de interesse do cotidiano e da realidade das comunidades, o projeto ajuda a manter motivados as crianças e os jovens, sobretudo os que pretendem continuar ligados às suas origens e assumir a atividade rural.

Tags: , , ,

Sobre o Autor

A APAS é uma associação de produtores que investem no ramo da cafeicultura com plantio no alto da serra de São Gonçalo do Sapucaí no distrito dos Ferreiras - MG