Nos primeiros nove meses de 2012, as exportações mineiras de
rações para animais, somaram US$ 18,2 milhões, valor 108,4% superior ao
montante de igual período de 2011. Os dados foram divulgados pelo Ministério de
Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). De acordo com avaliação
da Secretaria de
Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa-MG),
o incremento das vendas externas por Minas ultrapassou o aumento das
exportações nacionais, que foi de 7,1%.
“Em 2012, a receita de vendas das rações mineiras
representou 14,7% das exportações brasileiras do produto, US$ 123,8 milhões,
maior parcela já registrada”, diz a assessora técnica da Superintendência de
Política e Economia Agrícola (Spea), Márcia Aparecida de Paiva Silva. Os
resultados são positivos. A cifra dos primeiros nove meses de 2012 é 232,2%
superior à média do valor exportado, anualmente, desde 2001, que é de US$ 5,5
milhões.
O segmento que tem maior contribuição no grupo é o de rações
para cães e gatos, com parcela de 49,8% do montante total registrado nos
primeiros nove meses de 2012. A receita de vendas desse grupo atingiu US$ 9,1
milhões, crescimento de 9,2% em relação ao montante do período de janeiro a
setembro de 2011.
Nas exportações do grupo, o maior crescimento foi o
especificado como outras preparações para alimentação animal. O aumento das
vendas externas dessa classificação foi de 2.221,5% e o montante se aproximou
do valor auferido pela ração para cães e gatos, com parcela de 49,7% e cifra de
US$ 9,0 milhões.
Chile lidera compras
O bom desempenho das exportações mineiras de rações para
animais se deve principalmente ao aumento das compras dos principais países
importadores. Márcia Silva assinala que o desempenho do Chile se destacou
dentre os demais membros. “O país assumiu a liderança das compras, posição
ocupada pelo Uruguai no período de janeiro a setembro de 2011”.
As compras chilenas passaram de US$ 322,7 mil para US$ 9,0
milhões, uma expansão de 2.681%, comparando os três primeiros trimestres de
2011 e 2012. O Uruguai, segundo colocado, importou US$ 2,6 milhões e aumentou
em 44,4% suas compras dos produtos mineiros.
O terceiro colocado no ranking dos principais destinos foi a
Colômbia, que aumentou suas compras em 103,5%, alcançando o montante de US$ 1,1
milhão. “Os três principais destinos absorveram 69,8% das exportações mineiras
de rações para animais, evidenciando que a maior parcela das vendas externas
desses produtos destina-se a países latino-americanos”, acrescenta a assessora.
Para Márcia Silva, o aumento das exportações de produtos não
convencionais, como as rações, é uma boa alternativa para minimizar os efeitos
negativos do desaquecimento das exportações estaduais. “Os setores tradicionais
da economia mineira são os mais afetados por terem maior densidade comercial.
Essa é a grande contribuição da diversificação de mercados que, juntamente com
a agregação do valor aos produtos, colabora para a expansão das relações
internacionais mineiras. Esses mecanismos são capazes de reduzir os efeitos da
crise financeira internacional e do consequente arrefecimento do comércio
mundial”, analisa.
Vendas externas em ascensão
US$ 18,2 milhões (+108,4%) - Aumento de 232,2% desde 2001
Rações para cães e gatos: US$ 9,1 milhões (+9,2%)
Principais Destinos
Chile: US$ 9,0 milhões (+2.681,0%)
Uruguai: US$ 2,6 milhões (+44,4%)
Colômbia: US$ 1,1 (+103,5%)
Fonte: Agência Brasil